top of page

Você sabe participar de um leilão de eletrônico?

Os leilões eletrônicos já são uma realidade no Brasil. Foi por meio da digitalização que se permitiu maior eficiência nas alienações de imóveis levados a hasta, uma vez que fora ampliado a número de potenciais arrematantes. Basta pensar que antes um imóvel leiloado presencialmente em Salvador/BA, teria apenas uma quantidade limitada de arrematantes que pudessem se fazer presentes, e se habilitassem para dar lances no local e na hora do leilão. Essa presença física já não é mais necessária. Qualquer pessoa de qualquer lugar do mundo com um celular ou computador com acesso a Internet consegue efetuar lances em um leilão.

Mas, e aí? Você sabe como participar de um leilão eletrônico? Leilão online? Nesse texto eu te mostrarei passo a passo como participar de forma segura e efetiva de leilões eletrônicos.

Primeiro passo é entrar no site do leiloeiro. Pode parecer algo simples, somente digitar a URL do site e pronto! Né? Cuidado! Como em várias outras áreas, o setor de leilões não está imune aos crimes cibernéticos, falsários, estelionatários etc...Portanto, antes de sair entrando em qualquer site e colocando seus dados pessoais, certifique-se que o site é legítimo. Em geral os leiloeiros usam sites com certificação (aparece um cadeado fechado na barra de endereço). Outra dica é que sites com domínio “.com”, “.net” ou qualquer outro estranho demais tendem a ser site de golpistas, se puder, evite! Prefira sempre sites com domínio “.com.br”. Assim, buscar sites seguros, checar as informações do leiloeiro perante a junta comercial do seu Estado é o primeiro, e super importante passo para evitar dor de cabeça com os leilões.

O segundo passo é promover o cadastro no site do leiloeiro. Cada leiloeiro adota um rito diferente, mas em geral deve ser preenchido um formulário com várias informações pessoais, nome, endereço, RG, CPF etc... e sua conta é criada. Mas isso não implica que você já possa ofertar lances, a maior parte dos leiloeiros exige que você encaminhe os seus documentos digitalizados como forma de confirmação de cadastro, alguns pedem a assinatura de termos de serviços, documentos de aceitação de condições etc... Em geral, o procedimento é bastante semelhante entre os sites dos leiloeiros mais consagrados.

Pronto! cadastro realizado, documentos encaminhados, conta confirmada, já posso ofertar lances? Não!! O terceiro passo é de extrema relevância, a maior parte dos leiloeiros exige que o arrematante promova uma habilitação prévia nos lotes. Ahn? Isso mesmo! Os leilões são divulgados com alguma antecedência que pode variar de bem para bem, de leiloeiro para leiloeiro, e assim antes da data de abertura da hasta, aqueles que pretendam ofertar lances devem se habilitar. Cada site de leiloeiro adota um sistema, mas a lógica é demonstrar para o leiloeiro que você tem interesse em ofertar lances. É muito importante que essa habilitação seja feita o quanto antes, que efetivamente você possa planejar os seus lances, pensar em estratégias de arrematação, determinar seus limites em um leilão, verificar a documentação do bem a ser arrematado, checar a viabilidade de investimento etc... Entrar em um leilão sem essas precauções é receita para ter problemas. Portanto, você caro leitor desse blog não vai cair nessa!

Agora sim, realizado todos esses passos, você está pronto para ofertar lances! Mas não esqueça: leia o edital, leia a matricula do imóvel, não deixe o emocional te controlar... vá com calma, conheça o ambiente, entenda o processo, e se precisar peça ajuda da Profit Leilões! No universo dos leilões as oportunidades não são únicas, todos os dias temos lotes melhores, se não der para arrematar hoje, outra oportunidade aparecerá em breve. Não se apegue aos lotes!!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

É desculpinha, sim!!!

Desculpinha: “Até acho investimento em imóveis de leilão interessante, mas não me sinto seguro em participar” Muitas pessoas tem...

留言


Post: Blog2_Post
bottom of page